:: NOTÍCIAS ::

10/12/2013 - Villaggio d’Italia inaugura Centro Cultural e o seu primeiro Natal Luz

Imagine visitar uma típica vila italiana, com arquitetura clássica, gastronomia característica e atividades culturais, sem sair do Espírito Santo. O Grupo Izoton celebra no dia 14 de dezembro, às 17h30, no km 96 da BR 262, em Pedra Azul, Domingos Martins, o lançamento oficial do Centro Cultural Villaggio d’Italia, um espaço público de lazer e convívio, inspirado nas regiões italianas clássicas, que reúne o Specialità Gastronomiche, Caffè Villagggio d’Italia, Orchidario, Casa Dell’Imigrante, Confraria do Vinho e Capella.

 

Além disso, o Centro Cultural foi totalmente decorado para incorporar o clima natalino. O local recebeu iluminação temática inspirada no famoso Natal Luz da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Foram utilizadas mangueiras luminosas e microlâmpadas em todas as fachadas do complexo e estarão acesas entre as 19h e 0h, todos os dias.

Criado em 1989, em Gramado, Rio Grande do Sul, o Natal Luz consiste em um conjunto de atrações e eventos natalinos durante o período de final de outubro a meados de janeiro. A época é famosa internacionalmente pelas decorações por toda a cidade que fica coberta de luzes, enfeites e adornos. Ao longo dos anos, outras cidades pelo país adotaram o conceito e criaram o próprio evento natalin, como o Natal Luz e Sons, de Campos do Jordão (SP); e o projeto Natal Luz Ribeirão, de Ribeirão Preto (SP).

Já na entrada do Villaggio d’Italia o Pórtico do empreendimento reproduz o Arco de Constantino, monumento edificado a pouca distância do Coliseu, em Roma, para comemorar a vitória do imperador Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, no século IV. No Villaggio d’Italia, o portal é o marco da força da cultura italiana presente em toda a região serrana capixaba. A arquitetura europeia se completa com as fachadas do Centro Cultural, típicas da cultura italiana.

 

Sabor da terra

 

A Specialitá Gastronomiché reune todo o sabor do agroturismo das Montanhas. O local oferece aos visitantes produtos típicos da região, como o famoso socol, queijos, geleias e bolos. Além disso, haverá um restaurante onde serão servidos pratos preparados com os produtos vendidos na loja.

 

A administração da Specialitá Gastronomiché fica por conta dos sócios Ricardo Feitosa e Raoni Perim. Os parceiros se dedicaram à busca pelas melhores referências na hora de projetar a delicatessen desde a arquitetura até o planejamento dos serviços oferecidos. Para a preparação dos pratos, ambos contam com a parceria do chef gourmet e consultor gastronômico Ari Cardoso.

 

Caffé Gourmet

Quem quiser apreciar o melhor em café gourmet pode ir ao Caffè Villaggio d’Italia, administrado pelos baristas Rafael Marques e Carol Carvalho, conhecidos por já manterem negócio consolidado no ramo. O Caffè oferece blends e cafés especiais, além de doces, salgados e acompanhamentos perfeitos para saborear juntamente com a bebida.

Além disso, quem for à cafeteria poderá visitar um mini laboratório onde acontecem os processos de seleção, torrefação e degustação dos grãos selecionados para as bebidas. Os micro lotes de café vem de propriedades locais conhecidas pela qualidade na produção.

Cultura e artesanato

A Casa Dell’imigrante do Centro Cultural Villaggio d’Italia é um local rústico e aconchegante que retrata os aspectos característicos da cultura dos imigrantes italianos, revelando como as tradições perpetuaram de geração a geração.

No mesmo ambiente são comercializadas peças artesanais confeccionadas pela equipe de voluntários do IJBS (Instituto Jutta Batista da Silva). Parte dos fundos arrecadados será destinada para a instituição, que destina a renda para obras de desenvolvimento de comunidades na região serrana. Os preços variam entre R$ 5 a R$ 1.800 reais.

A Cave di Bacco

Uma Confraria do Vinho estará à disposição no Centro Cultural. O local foi projetado com a forma de uma pipa de fermentação e vai dispor de vinhos nacionais e importados perfeitos para quem quiser relaxar e degustar a melhor seleção da bebida.

Orquídeas

As famosas orquídeas de Pedra Azul estão bem pertinho do turista. O Orchidário Villaggio d’Italia comercializa desde espécies puras a híbridos raros das mais variadas orquídeas. O espaço é administrado por Mônica de Oliveira Costa, especialista e administradora de um famoso orquidário local.

O Orchidário do Villaggio conta com uma loja para comercialização das plantas e ainda um orquidário vertical com espécies dispostas para exposição e fotografias. O local não atende só a orquidófilos e interessados em orquídeas. Serão comercializadas também plantas ornamentais menores, como bromélias e pequenas flores.

Natal Luz

Para o fim do ano, o Centro Cultural foi totalmente decorado para incorporar o clima natalino. O local recebeu iluminação temática inspirada no famoso Natal Luz da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Foram utilizadas mangueiras luminosas e microlâmpadas em todas as fachadas do complexo e estarão acesas entre as 19h e 0h, todos os dias.

 


 

Maquete Virtual Canal Viver Bem
WebVix Marketing Virtual LTDA