:: NOTÍCIAS ::

06/03/2014 - Pedra Azul abriga mais de 1.300 espécies de orquídeas e bromélias na Mata Atlântica

As espécies de orquídeas poderão ser conferidas na Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia


Atraentes pela sua exuberância, delicadeza e diversidade de cores, as orquídeas são símbolo de beleza e, em Pedra Azul, Domingos Martins, atraem a atenção de visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo. O local é conhecido pelas mais de 1.300 espécies de orquídeas e bromélias em área de Mata Atlântica, segundo a Prefeitura Municipal de Domingos Martins, que trazem reconhecimento nacional e internacional. Em meio a diversidade de espécies, a região receberá a Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia.

O evento será realizado de 14 a 16 de março, no Orchidário Villaggio d’Italia, localizado no km 96 da BR 262, em Pedra Azul, Domingos Martins, e a entrada é gratuita. O objetivo é dar visibilidade aos produtores de orquídeas e tornar o local um atrativo das Montanhas Capixabas, disseminando a cultura de consumo e utilização dessas flores.

A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas visitem a exposição, que reunirá em 20 stands exemplares desde espécies puras a híbridos raros. As espécies expostas serão avaliadas e premiadas por uma banca examinadora, formada por três juízes, e premiadas de acordo com categorias determinadas para cada espécie.

A premiação se divide em doze categorias: Cattleya Guttata Tipo; Cattleya Guttata Variedades; Cattleya Labiata Tipo; Cattleya Labiata; Cattleya Labiata Variedades; Micro Orquídeas; Botânica; Híbrido Asiático; Cattleya Híbrida; Voto popular; Raridades, e Melhor Planta da Exposição.

“As orquídeas são um dos grandes atrativos de Pedra Azul. E um dos objetivos de trazer o Orchidário às Montanhas é tornar o consumo da planta algo constante e difundido. Queremos quebrar a sazonalidade da demanda”, explica o orquidófilo e organizador da exposição, Heron Gonçalves.

Atrações

Os visitantes do evento poderão conferir a palestra com o especialista com mais de 20 anos de experiência no estudo das orquídeas, Luiz Carlos Valentini, que vai ministrar sobre o cultivo da planta no dia 15 de março, às 16h, e no dia 16, às 11h. “Na ocasião, vamos discutir a influência do ar, da água e da luz no cultivo das orquídeas”, diz Valentini. 

Além de conhecer as diversas espécies de orquídeas que estarão na exposição, os visitantes poderão conferir peças de artesanato alusivas às orquídeas e pratos executivos temáticos preparados especialmente para a ocasião pelo restaurante do Travoletta - Villaggio d’Italia, além de uma torrefação especial de cafés da região, oferecida pelo Caffè Villaggio d’Italia.

Mercado

A planta ganha destaque na floricultura capixaba e no cenário nacional, sendo responsável pela movimentação de R$ 13 milhões em negócios em 2013 no Espírito Santo. Além de produtores locais, o evento vai receber orquidófilos de estados vizinhos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, para conferir as diversidades das plantas.

A organização é do Orchidário Villaggio d’Italia e tem o Patrocínio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, do Alpes Hotel e da Agrovia, com apoio institucional do Grupo Izoton, ATPA (Associação Turística de Pedra Azul), Montanhas Capixabas Conventions & Visitors Bureau e da SEO (Sociedade Espiritossantense de Orquídeas). A divulgação oficial é do Jornal O Noticiário e Portal Montanhas Capixabas.

Curiosidade

Um dos famosos orquidários da região, o Instituto Kautsky é conhecido por manter 1.300 espécies de orquídeas e bromélias, também disponíveis para venda. A entidade foi fundada pelo pesquisador autodidata Roberto Anselmo Kautsky.

 

SERVIÇO: 1ª Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia

Data: 14 a 16 de março (de sexta a domingo)

Horário: 14 (sexta) e 15 (sábado), das 9h às 21h

             16 (domingo), das 9h às 18h

Local: Orchidário Villaggio d’Italia, no Centro Cultural Villaggio d’Italia

Localizado no km 96 da BR 262, em Pedra Azul - Domingos Martins 

Atividades: - Concurso, Exposição e venda de Orquídeas;

                 - Palestra com especialista em orquídeas, Luiz Carlos Valentini;

                 - Peças de artesanato alusivas às orquídeas

                 - Pratos executivos temáticos voltados para a exposição;

                  - Torras especiais de cafés da região.

Entrada Gratuita.

Mais informações: (28) 9.9925-0415 - www.villaggioditalia.com.br


 

Maquete Virtual Canal Viver Bem
WebVix Marketing Virtual LTDA