:: NOTÍCIAS ::

07/03/2014 - Visitantes poderão conferir pratos temáticos alusivos às orquídeas em Pedra Azul


Os pratos serão preparados para a Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia, em Pedra Azul. Drinks à base de café especial e peças de artesanato também estarão em evidência no evento.


Quem passar pela BRB 262, no KM 96, em Pedra Azul, Domingos Martins, poderá saborear pratos temáticos preparados especialmente para a Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia, que acontecerá de 14 a 16 de março, no Orchidário Villaggio d’Italia.

Além de conhecer as diversas espécies de orquídeas que estarão na exposição, os visitantes poderão conferir os pratos temáticos executivos alusivos às orquídeas, que serão elaborados pelo restaurante do Travoletta - Villaggio d’Italia. No valor de R$ 29,90, para cada refeição, os visitantes poderão escolher o prato que deseja saborear, são eles: Labiata (strognof de filé de frango, arroz branco e legumes na manteiga), Guttata (Strognof bovino, arroz branco e legumes na manteiga), Schilleriana (Parmegiana de frango e espaguete ao pomodoro) e Warneri (Parmegiana bovino e espaguete ao pomodoro).

A torrefação especial de cafés da região para a Exposição, também está sendo elaborado pelo Café do Rafa, que opera o Caffè Villaggio d’Italia, além de drinks exclusivos, e peças de artesanatos também estarão em evidência na Exposição. A finalidade é dar visibilidade aos produtores de orquídeas e tornar o local um atrativo das Montanhas Capixabas, disseminando a cultura de consumo e utilização dessas flores. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas visitem a exposição.

Na ocasião, os visitantes do evento poderão conferir palestra com profissionais de conhecimento do setor. O especialista com mais de 20 anos de experiência no estudo das orquídeas, Luiz Carlos Valentini, vai ministrar sobre o cultivo da planta no dia 15 de março, sábado, às 11h e 16h, e no domingo dia 16, às 11h. Já o também especialista e médico, Aloiso Falqueto, que nos últimos anos desenvolve um trabalho com plantas ornamentais e mantém em Venda Nova um laboratório para reprodução de orquídeas, vai abordar, entre outros assuntos, sobre perfis de colecionadores, cultivo organizado para a preservação das espécies nativas e mercado de orquídeas no país, no dia 15, sábado, às 16h.

A orquídea ganha destaque na floricultura capixaba e no cenário nacional, sendo responsável pela movimentação de R$ 13 milhões em negócios em 2013 no Espírito Santo. Além de produtores locais, o evento vai receber orquidófilos de estados vizinhos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, para conferir as diversidades das plantas.

Prêmio

Em 20 estandes, a exposição reunirá exemplares que variam de espécies puras a híbridos raros. As espécies expostas serão avaliadas e premiadas por uma banca examinadora, formada por três juízes, e premiadas de acordo com categorias determinadas para cada espécie.

O julgamento das doze categorias será realizado na sexta-feira, dia 14, das 17h às 19h e a premiação às 19h30, no Orchidario Villaggio d’Italia, com presença dos expositores, convidados e autoridades.

“As orquídeas são um dos grandes atrativos de Pedra Azul. E um dos objetivos de trazer o Orchidário às Montanhas é tornar o consumo da planta algo constante e difundido. Queremos quebrar a sazonalidade da demanda”, explica o orquidófilo e organizador da exposição, Heron Gonçalves.

A organização do evento é do Orchidário Villaggio d’Italia e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, do Alpes Hotel e da Agrovia, com apoio institucional do Grupo Izoton, ATPA (Associação Turística de Pedra Azul), Montanhas Capixabas Conventions & Visitors Bureau e da SEO (Sociedade Espiritossantense de Orquídeas). A divulgação oficial é do Jornal O Noticiário e Portal Montanhas Capixabas.

Curiosidade

Atraentes pela sua exuberância, delicadeza e diversidade de cores, as orquídeas são símbolo de beleza e, em Pedra Azul, atraem a atenção de visitantes de diversas partes do país e do mundo. O local é conhecido pelas mais de 1.300 espécies de orquídeas e bromélias em área de Mata Atlântica, segundo a Prefeitura Municipal de Domingos Martins, que trazem reconhecimento nacional e internacional.

Um dos famosos orquidários da região, o Instituto Kautsky é conhecido por manter 1.300 espécies de orquídeas e bromélias, também disponíveis para venda. A entidade foi fundada pelo pesquisador autodidata Roberto Anselmo Kautsky.

 

SERVIÇO: Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia

Data: 14 a 16 de março (de sexta a domingo)

Horário: 14 (sexta) e 15 (sábado), das 9h às 21h

             16 (domingo), das 9h às 18h

Local: Orchidário Villaggio d’Italia, no Centro Cultural Villaggio d’Italia

Localizado no km 96 da BR 262, em Pedra Azul - Domingos Martins 

Atrações: - Concurso, Exposição e venda de Orquídeas;

                - Palestra com especialistas em orquídeas, Luiz Carlos Valentini e Aloisio Falqueto

                - Peças de artesanato alusivas às orquídeas

                - Pratos executivos temáticos voltados para a exposição;

                - Torras especiais de cafés da região.

Entrada Gratuita.


Mais informações: (28) 9 9925-0415 - www.villaggioditalia.com.br

 


 

Maquete Virtual Canal Viver Bem
WebVix Marketing Virtual LTDA