:: NOTÍCIAS ::

20/03/2014 - Exposição Nacional de orquídeas reúne 2.500 visitantes de toda região Sudeste

Durante três dias, apreciados, colecionadores, leigos e interessados do ES, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais prestigiaram o evento.

Palestras, artesanato e gastronomia local também estiveram em evidência na exposição.

 

Orquidófilos, apreciadores e visitantes locais, do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo prestigiaram a Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia, que aconteceu de 14 a 16 de março. Nos três dias de evento, 2.500 pessoas visitaram a exposição, realizada no Orchidário Villaggio d’Italia, na BR 262, no KM 96, em Pedra Azul, Domingos Martins.

Os principais profissionais de referência no cultivo da planta no Estado e de cidades vizinhas de fora, como Bom Jesus de Itabapoana (RJ), Campos (RJ), Timóteo (MG), Belo Horizonte (MG), Mogi das Cruzes (SP) e São Paulo (SP) participaram do evento. Pela primeira vez, colecionadores de orquidófilos de renome da região Sudeste se reuniram em um mesmo evento.

As orquídeas e orquidófilos premiados foram conhecidos no final do primeiro dia do evento, no Orchidario Villaggio d’Italia. No total, mais 30 plantas premiadas. As espécies expostas foram avaliadas minuciosamente por uma banca examinadora, formada por três juízes, e premiadas de acordo com categorias determinadas para cada espécie.

Ao todo, foram comercializadas mais de 2 mil orquídeas, que gerou R$ 50 mil em vendas, além de produtos de complemento agrícolas e equipamento, movimentando R$ 5 mil em vendas. Além disso, possibilitou a prospecção de futuros negócios, no decorrer do ano.

O evento surpreendeu todos os envolvidos, como revela o orquidófilo e organizador da exposição, Heron Gonçalves. “Como foi a primeira exposição, tínhamos expectativas quanto ao público visitante e constatamos que foi muito bom, superando as expectativas. O apoio do Grupo Izoton ajudou e isso foi importante para o primeiro evento, que permitiu uma maior divulgação do Centro Cultural”, disse.

A premiação contou com a presença de expositores, convidados e autoridades, como o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione Dias; o secretário de cultura e turismo de Domingos Martins, Wellington Bleidorn, e o diretor do Grupo Izoton, Lucas Izoton.

Palestras

As palestras com os especialistas renomados Luiz Carlos Valentini, com mais de 20 anos de experiência no estudo das orquídeas, e o professor Aloiso Falqueto, referência nacional em fertilização em vidro, contou com a presença de apreciadores, leigos, profissionais e interessados no cultivo da planta.

Quem passava pelo Memorial do Vinho, local onde aconteceram as palestras, foi surpreendido com um sorteio de orquídeas. Quem retirasse uma cápsula e tivesse escrito um número, ganhava uma planta correspondente ao número de brinde. Essas e outras ações contribuíram também para dar visibilidade ao Centro e a região.

“O evento mostra que a região das montanhas capixaba carece de boas programações que possam atrair a atenção e o interesse dos capixabas e de turistas dos estados vizinhos. Como essa região tem uma rica biodiversidade de orquídeas, certamente estaremos promovendo esse evento em breve”, diz o presidente do Grupo Izoton, Lucas Izoton.

Gastronomia

Os pratos temáticos deram um sabor especial ao evento. Foram degustados centenas de pratos temáticos pelo Restaurante Travoletta, da Specialitá Gastronomiché, além de outros produtos, bebidas e especiarias. Os pratos, elaborados especialmente para o evento, conquistou o público e será mantido no cardápio do restaurante. 

“Foi tudo sensacional. Recebemos muitas visitas de pessoas que passaram a conhecer a casa e o nosso cardápio, assim como o Centro Cultural. Diante do sucesso, vamos manter os pratos, pelo preparo ser rápido, e o mesmo valor, até para dar mais praticidade ao cliente”, disse o sócio-proprietário do restaurante Raoni Perim.  

Os visitantes também puderam conferir a torrefação especial de cafés da região, no Caffè Villaggio d’Italia, e conferir diversos drinks, como capucino com creme, café expresso, moccacino e o tradicional capucino gelado, receita da casa, como destaca o sócio-proprietário Rafael Marques. “Ficamos felizes com o evento e a movimentação de negócios. Oferecemos desde drinks a torrefação de café. Conseguimos perceber que os visitantes saíram satisfeitos com o atendimento e o evento”, disse.

Artesanato

Além da gastronomia, o artesanato local também foi visitado pelo público. Na Casa dell’Immigrante, centenas de peças de artesanato local, confeccionadas pelas voluntárias do Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS), foram comercializadas.

“O evento foi excelente, uma oportunidade que veio para motivar a divulgação da vila do Centro Cultural. Pessoas que desconheciam o local, tão bonito e com tanta coisa para conhecer, passaram e pararam para participar da Exposição. Isso ajudou o artesanato, com a responsabilidade social que tem, pois as pessoas, que compraram ou não, encomendaram outras e novas peças. Isso vai contribuir para gerar negócios futuros”, disse a superintendente executiva do IJBS, Marlene Piazzarollo Zandonadi.

O evento ampliou o conhecimento do Centro Cultural, do Villaggio d’Italia, e de seus espaços, e movimentou o trade da região. “Eventos como esse, no caso da Exposição, proporcionam o desenvolvimento turístico em Pedra Azul e região. Apoiamos esse tipo de iniciativa, que contribui para promover oportunidades culturais para os turistas”, revela o secretário de cultura e turismo de Domingos Martins, Wellington Bleidorn.

A Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia foi promovida pelo Orchidário Villaggio d’Italia, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, do Alpes Hotel e da Agrovia, e com o apoio institucional do Grupo Izoton, ATPA (Associação Turística de Pedra Azul), Montanhas Capixabas Conventions & Visitors Bureau e da SEO (Sociedade Espiritossantense de Orquídeas). A divulgação oficial ficou por conta do Jornal O Noticiário e Portal Montanhas Capixabas.

 

Ganhadores da Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Itália

Categorias

1 – Cattleya Guttata Tipo (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Sávio Caliman

2º.  Sávio Caliman

3º.  Sávio Caliman

 

2 - Cattleya Guttata Variedades (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Sávio Caliman

2º.  Sávio Caliman

3º.  Sávio Caliman

 

3- Cattleya Labiata Tipo  (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Sávio Caliman

2º.  Sávio Caliman

3º.  Sávio Caliman

 

4- Cattleya Labiata Coerulea  (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

 

1º.  Sávio Caliman

2º.  Sávio Caliman

3º.  Sávio Caliman

 

5 - Cattleya Labiata Variedades (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Sávio Caliman

2º.  Sávio Caliman

3º.  Fabio Tesh

 

6 – Micro Orquídeas (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Sávio Caliman

2º.  Fabio Tesh

3º.  Sávio Caliman

 

7 – Botânica (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Paulo Ulih

2º.  Sávio Caliman

3º.  Heron Gonçalves

 

8 – Espécie Estrangeira (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Sávio Caliman

2º.  Sávio Caliman

3º.  Sávio Caliman

 

9 – Cattleya Híbrida (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Heron Gonçalves

2º.  Sávio Caliman

3º.  Sávio Caliman

 

10 – Espécie Brasileira

 

1º.  Sávio Caliman

2º.  Fábio Tesh

3º.  Célio Nascimento

 

11 – Raridades (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Sávio Caliman

2º.  Sávio Caliman

3º.  Sávio Caliman

 

12 – Híbrido Asiático (1º lugar, 2ª lugar e 3º lugar)

1º.  Guilherme Guimarães

2º.  Guilherme Guimarães

3º.  João Marcio

 

13 – Melhor Planta da Exposição (1º lugar)

1º.  Sávio Caliman


 

Maquete Virtual Canal Viver Bem
WebVix Marketing Virtual LTDA