:: NOTÍCIAS ::

07/04/2014 - Voluntários do IJBS confeccionam e expõem produtos artesanais na Casa Dell Imigrante

Com arquitetura temática e localizado no km 96 da BR-262, em Pedra Azul, Domingos Martins, a Casa Dell Imigrante é um espaço de venda e exposição de produtos artesanais locais. Sob a coordenação do Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS), o local faz parte do Centro Cultural Villaggio d’Italia, e reúne e preserva a memória dos imigrantes italianos nas Montanhas Capixabas.

O Instituto atua por meio do trabalho voluntário realizando obras sociais e confecção de produtos artesanais que visam contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais. Ao todo, Associações Voluntárias dos 11 municípios da Região Serrana que o IJBS apoia, do total de 22 Associações Voluntárias, produzem as peças expostas na Casa Dell Imigrante.

Entre os principais produtos estão os artesanatos e bordados em geral, como revela a superintendente executiva do IJBS, Marlene Piazzarollo Zandonadi. “Temos alguns bordados com intervenção do consagrado designer Ronaldo Barbosa, e uma linha completa de cama, mesa e banho e peças menores para lembranças. Contamos ainda com peças, como toalhas, fronhas, lavabo, e outras, que foram reproduzidas a partir de desenhos doados pelas artistas renomadas Rosilene Ludovico e Regina Chulam”, revela. Para o IJBS, a participação desses artistas renomados agrega valor às outras peças e dá mais credibilidade para a entidade.

São comercializados também produtos artesanais diversificados, confeccionados pelos voluntários da entidade, que vão desde roupas e acessórios a artigos de decoração, com preços variam entre R$ 5 reais e R$ 1.200 reais, e as peças podem ser confeccionadas conforme a demanda do cliente. “Muitos clientes que visitam a Casa dell’Imigrante acabam fazendo encomendas especiais, como quantidade de guardanapos de linho, toalhas sob medida, lembranças de casamento , e outros”, revela Zandonadi.

Toda a renda adquirida é repassada para associações que investem em obras sociais nos municípios da região serrana. Para este ano, o IJBS possui boas expectativas, como pondera a Superintendente executiva do IJBS, Marlene Piazzarollo Zandonadi. “Ampliar a divulgação, trazer pessoas que possam agregar valor aos produtos e promover eventos com parceiros são algumas metas para esse primeiro ano no Memorial”, diz.

IBJS

O Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS) é uma entidade sem fins lucrativos, situada em Venda Nova do Imigrante, no interior do Espírito Santo. Atua direta ou indiretamente em obras sociais, na confecção de produtos de artesanatos e em projetos sociais com foco em auxiliar no desenvolvimento da comunidade local.

O IJBS foi criado pela alemã, Sra. Jutta Batista da Silva, que após ter enfrentado grandes dificuldades e ter visto de perto tanta miséria, com a II Guerra Mundial, sentiu a necessidade de fazer algo para o próximo. Assim, em 1983 nasceu a SADES (Sociedade de Amigos do Estado do Espírito Santo), e em 2001, com o falecimento da Sra. Jutta no ano anterior, foi criado o Instituto Jutta Batista da Silva, com objetivo de dar sequência aos trabalhos em desenvolvimento.

Atualmente, 1.200 voluntários fazem parte do Instituto na Região Serrana do Estado, que atuam em diversas áreas, além da confecção de artesanato, tais como: contação de história, apoio a pessoas e famílias com câncer, projeto com crianças e adolescentes, esportes, entre outros. 

 


 

Maquete Virtual Canal Viver Bem
WebVix Marketing Virtual LTDA