:: NOTÍCIAS ::

30/04/2014 - Centro Cultural Villaggio d’Italia recebe exposição de peças religiosas em madeira

Mostra gratuita funcionará de 1º de maio a 1º de junho, no KM 96, na BR 262, no espaço anexo do Ristorante Travoletta, em Pedra Azul, Domingos Martins


Quem passar pelo Centro Cultural Villaggio d’Italia, no Km 96, na BR 262, em Pedra Azul, Domingos Martins, de 1º de maio a 1º de junho, poderá conferir uma exposição de peças sacra em madeira. A mostra “Arte e entalhe no Campo”, do artesão Sdney Grecco, funcionará em uma galeria em um anexo do Ristorante Travoletta, com entrada gratuita.

A mostra consiste em peças de madeira entalhadas, que remetem simbologias religiosas como a Sagrada Família, a Santa Ceia, a Anunciação e o Ecce Hommo. Ao todo, 20 peças serão apresentadas durante um mês de exposição, mostrando o trabalho dos artistas da região.

Para Sdney, o gosto pelo trabalho de talhar em madeira foi despertado, que além de produtos da Sacra, já produziu outras peças. “Eu sempre gostei desse trabalho. Quando via alguém talhando, olhava para aprender. Foi com a peça da Santa Ceia que aperfeiçoei o trabalho e, assim, começaram as procuras por encomendas, inclusive por outras coisas, como peças esportivas, carros, motos e placas de sítios. É um trabalho simples, mas que gosto bastante”, disse.

A exposição funciona de terça-feira a domingo, mas de sexta a domingo, o artista estará no local recebendo os visitantes e confeccionando algumas peças, onde estará compartilhando a técnica, as ferramentas e o processo de produção. A inciativa vai contribuir para divulgar o seu trabalho. “Estou ansioso para a exposição, que vai contribuir para que as pessoas conheçam um pouco do meu trabalho”, disse.

A mostra é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Domingos Martins e a Associação Turística de Pedra Azul (ATPA) e busca contribuir para a propagação da cultural local, como pondera o presidente da ATPA, Jorge Uliana.

“A iniciativa busca divulgar a cultural local regional, por isso a ATPA apoia, além da divulgação de empreendimento turísticos, da gastronomia, do esporte e da cultura, as manifestações de artesãos e escultores, com o seu artesanato. Ajudar esses artistas, a divulgar o seu trabalho, é contribuir para a valorização desse profissional”, disse.

Além da exposição de peças em madeira, o Centro Cultural já recebeu este ano uma exposição de Orquídeas e um desfile de moda com lançamento de revista, voltada para o segmento de vestuário e moda. Até o final do ano outros eventos culturais devem ser realizados no espaço.

História do artista

Aos 15 anos, inspirado em obras de outros artistas, Sdney Grecco, morador da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Aracê, despertou esse interesse pela arte. Uma de suas primeiras obras foi a imagem de Cristo, esculpida numa tora de madeira. Essa criação lhe rendeu reconhecimento de amigos e o possibilitou criar outras peças.

O artista teve que interromper suas criações por um tempo para ajudar a família na agricultura. Há dois anos voltou a esculpir utilizando as ferramentas básicas na criação: o formão, o batente e a madeira. Em casqueiro de Ingá ele entalhou sua primeira Santa Ceia e logo começou a produzir várias peças, sempre aperfeiçoando os detalhes das obras.

Muitos parentes e amigos apreciaram as obras, e seu talento fez surgir várias encomendas. Com a grande demanda Sdney, que entalhava na varanda de sua casa, teve que construir um galpão para aumentar o espaço de trabalho. A busca pelas produções despertou no artista a vontade de tornar seu trabalho mais conhecido e valorizado, introduzindo-o no mercado e fazendo com que essa seja sua principal fonte de renda.

SERVIÇO

Exposição “Arte e entalhe no Campo”, do artesão Sdney Grecco

Quando: de 1º de maio a 1º de junho

Local: Ristorante Travoletta, no Centro Cultural Villaggio d’Italia

Km 96, na BR 262, em Pedra Azul, Domingos Martins

Horário: Terça e Quarta: 10h às 18h

            Quinta, Sexta e Sábado: 10h às 23h30

            Domingo: 9h às 18h

Contato: Jorge Uliana ATPA – (27) 9 8137 – 1953

Entrada gratuita.


 

Maquete Virtual Canal Viver Bem
WebVix Marketing Virtual LTDA