:: NOTÍCIAS ::

14/10/2014 - Centro Cultural Villaggio d’Italia: tradição, beleza e diversidade nas montanhas capixabas

Imagine visitar uma típica vila italiana, com arquitetura clássica, gastronomia característica e atividades culturais, sem sair do Espírito Santo. O Centro Cultural Villaggio d’Italia, do Grupo Izoton, possui todas estas características. Localizado em Pedra Azul, Domingos Martins, o espaço público de lazer e convívio, inspirado nas regiões italianas clássicas, reúne o Specialità Gastronomiche, Caffè Villagggio d’Italia, Orchidario, Casa Dell’Imigrante e Capella.

Já na entrada o Pórtico do empreendimento reproduz o Arco de Constantino, monumento edificado a pouca distância do Coliseu, em Roma, para comemorar a vitória do imperador Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, no século IV. No Villaggio d’Italia, o portal é o marco da força da cultura italiana presente em toda a região serrana capixaba. A arquitetura europeia se completa com as fachadas do Centro Cultural, típicas da cultura italiana.

Sabor da terra

A Specialitá Gastronomiché reúne todo o sabor do agroturismo das Montanhas. No local, o Travoletta Restaurante e Delicatessen oferece aos visitantes produtos típicos da região, como o famoso socol, queijos, geleias e bolos, além de preparar e servir pratos preparados com produtos vendidos na loja.

A administração da Specialitá Gastronomiché fica por conta dos sócios Ricardo Feitosa e Raoni Perim. Os parceiros se dedicaram à busca pelas melhores referências na hora de projetar a delicatessen desde a arquitetura até o planejamento dos serviços oferecidos.

Cultura e artesanato

A Casa Dell’imigrante do Centro Cultural Villaggio d’Italia é um local rústico e aconchegante que retrata os aspectos característicos da cultura dos imigrantes italianos, revelando como as tradições perpetuaram de geração a geração.

No mesmo ambiente são comercializadas peças artesanais confeccionadas pela equipe de voluntários do IJBS (Instituto Jutta Batista da Silva). Parte dos fundos arrecadados será destinada para a instituição, que destina a renda para obras de desenvolvimento de comunidades na região serrana.

Orquídeas

As famosas orquídeas de Pedra Azul estão bem pertinho do turista. O Orchidário Villaggio d’Italia comercializa desde espécies puras a híbridos raros das mais variadas orquídeas. O espaço é administrado por Mônica de Oliveira Costa, especialista e administradora de um famoso orquidário local.

O Orchidário do Villaggio conta com uma loja para comercialização das plantas e ainda um orquidário vertical com espécies dispostas para exposição e fotografias. O local não atende só a orquidófilos e interessados em orquídeas. São comercializadas também plantas ornamentais menores, como bromélias e pequenas flores. 

H


 

Maquete Virtual Canal Viver Bem
WebVix Marketing Virtual LTDA