:: SUSTENTABILIDADE ::

 

DEZ MANDAMENTOS DO VILLAGGIO D’ITALIA

A decisão de instituir os “10 mandamentos da Construção Sustentável” para o Villaggio d’Italia é uma iniciativa do arquiteto Heliomar Venâncio e tem o objetivo de criar critérios para os projetos, para o sistema construtivo e a operacionalidade do empreendimento, com avaliação do local de sua implantação e planejamento de todas as intervenções, de forma a não impactar (ou impactar o menos possível) e preservar ao máximo o meio ambiente.

A seguir os 10 mandamentos da sustentabilidade do “Villaggio d’Italia Spa & Resort”.

01. Convicção, conscientização coletiva, planejamento e implementação da decisão de executar uma obra sustentável;
02. Avaliação da geografia/ecossistema da região, inclusive da ecologia, fauna, botânica e flora locais, para minimização de quaisquer impactos;
03. Formatação do projeto arquitetônico, projetos complementares e paisagismo sob a ótica de sustentabilidade;
04. Aproveitamento eficiente dos recursos naturais sob as óticas de ventilação, iluminação natural e vegetação;
05. Estudo e racionalização do uso energético durante e pós obra através de critérios severos de conservação e economia de energia;
06. Conservação e economia de água através de sistemas que reduzem consumo, captação de águas de chuva, tratamento e reuso de águas de vasos sanitários, pias, tanques e chuveiros para irrigação.
07. Utilização de tecnologia que reduz geração de resíduos na obra (steel frame) bem como elaboração de programa de separação de lixos durante e pós obra
08. Estabelecimento de parâmetros de qualidade do ar durante e pós obra que garantam a integridade da saúde dos construtores, funcionários e condôminos.
09. Promoção da sensação de bem estar físico e psíquico quanto ao micro clima da edificação e sonoridade/ruído.
10. Escolha criteriosa do uso de materiais e prevenção do uso de produtos cuja fabricação e uso acarretam problemas à saúde dos construtores, funcionários e condôminos.

PRESERVAÇÃO DE ÁREA VERDE

Apesar da legislação exigir uma preservação de somente 20% de floresta nativa, o Villaggio d’Italia está preservando 60% de área verde, sendo que boa parte será resultado de replantio de milhares de árvores nativas da Mata Atlântica.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O empreendimento terá água potável fornecida pela CESAN. A água será bombeada da Estação de Tratamento de Água de Pedra Azul.

Existirão grandes reservatórios de água potável tanto na parte mais baixa do empreendimento (nível da BR 262) como na parte mais alta.

Existirá um Sistema de Coleta de Água de Chuva que será usado na irrigação de jardins, bosques e gramados.

Os sistemas hidráulicos e hidrosanitários adotarão diversos níveis de tecnologia que permitirão um consumo racional e menor de água potável.

Haverá um Sistema Reserva de Poços Artesianos para que, numa emergência, possam ser acionados.

COLETA DE ÁGUA DE CHUVA

Um Sistema de Coleta de Água de Chuva será utilizado na irrigação de jardins e gramados, vasos sanitários, espelhos d’água e cascatas.

Com este sistema haverá redução do consumo da água da CESAN e de outras fontes naturais.

COLETA E TRATAMENTO DE LIXO E ESGOTOS

A Coleta de Lixo será seletiva em todas as dependências do Villaggio d’Itália.

Serão efetuadas permanentemente palestras para todos os moradores, suas famílias e seus convidados, visando orientação técnica para proteger o meio ambiente e para procedimentos de Coleta de Lixo.

O Sistema de Coleta e Tratamento de esgoto está sendo elaborado atendendo todas as normas ambientais e exigências dos órgãos responsáveis.

 

Maquete Virtual Canal Viver Bem
WebVix Marketing Virtual LTDA